Móveis Planejados 30 ideias inspiradoras para você finalmente montar seu pequeno Home Office!

21/05/2020

Ter um escritório em casa pode ser muito útil para quem precisa de um espaço aconchegante e funcional para desempenhar as atividades do cotidiano, ainda mais em época de quarentena nesta pandemia.

Porém, para que o ambiente seja ideal para o trabalho é essencial estar atento a alguns detalhes. Por isso, o projeto e produção de um Home Office deve ser orientado preferencialmente por um bom profissional. Ele vai saber como exatamente avaliar as condições do espaço, necessidades e outros aspectos para realizar as adaptações necessárias.

Nem todo mundo pode ter um cômodo exclusivo para montar um escritório, certo? Se esse for o seu caso, escolha um cantinho que possa ser integrado a outro ambiente. Pode ser no quarto de visitas, debaixo da escada, na sala de jantar ou de estar (atrás do sofá) e até mesmo na varanda.

Não existe uma metragem mínima para construir um home office, mas se o local escolhido for muito pequeno e estreito, é possível montar um espaço simples apenas com uma mesa ou bancada, cadeira e um gaveteiro bem estiloso.

Se o local tiver janela, aproveite a luz natural e concilie com um projeto de iluminação adequado ao espaço. Em muitos casos, a luz branca é a mais recomendada. Complemente a ambientação com pontos de luz no teto e/ou luminárias/pendentes.

Personalize o espaço do escritório com papel de parede, pôsteres, porta-retratos com fotos especiais, quadros e objetos decorativos que você se identifique.  A funcionalidade deve caminhar lado a lado com o aspecto visual e estético do seu home office.

Com apenas 9 m², o home office projetado pelo escritório Très Arquitetura apostou em soluções inteligentes de marcenaria para otimizar o espaço. Móveis planejados especialmente para o cômodo foram os recursos utilizados para tirar proveito de cada centímetro.

Os moradores deste apartamento pequeno não abriam mão de ter um escritório em casa. A metragem enxuta, então, foi contornada pelo projeto da arquiteta Heloisa Losi, que optou por transformar a varanda do ímovel no home office ideal para a rotina do casal. “O espaço tem apenas 4 m², mas ficou perfeito para as necessidades deles”, conta a profissional. “Todo o mobiliário foi projeto cuidadosamente pelo escritório. Como fechamos a varanda, o sistema de abertura dos vidros foi mantido para os moradores desfrutarem a paisagem”.

Um quarto de hóspedes pouco utilizado recebeu o home office dos moradores deste apartamento assinado pela arquiteta Monise Rosa. “A esposa é advogada e o marido tem uma empresa, ambos precisam ter um espaço para trabalhar de casa quando necessário”, explica. “Por isso, desenvolvemos esse quarto de hóspedes junto com o home office, tornando um ambiente pouco utilizado em um lugar bem aproveitado para os dois”.

No projeto assinado pelo escritório SP Estúdio, o antigo quarto do apartamento foi transformado em um ambiente “3 em 1”: closet, home office e quarto de hóspedes. O resultado foi um espaço confortável para trabalhar com atmosfera neutra. Aqui, o uso do branco e da madeira serve de pano de fundo para pontos de cor pontuais, como o gaveteiro amarelo e o verde das plantas.

Assinado pelo Studio AG, esse home office é de um jovem do interior que passa a semana em São Paulo para cursar faculdade e realizar alguns trabalhos. Ele solicitou algo prático, atemporal e com os usos muito bem definidos, já que é um apartamento pequeno e totalmente aberto. As arquitetas exploraram a linha horizontal demarcada pela janela e criaram a bancada de trabalho junto com o aparador de TV.

Com 3,70 m², este home office fica em um apartamento na Vila Madalena. Os moradores, um engenheiro e uma economista, tinham esse espaço na frente do lavabo subaproveitado. Os profissionais do SP Estúdio, então, o transformaram na área de trabalho perfeita. “Como tinham a necessidade de ter um espaço para trabalhar em casa, quando necessário, nos solicitaram um home office estiloso, descontraído, para ser um ponto focal de quem sobe para o andar de cima, tirando a atenção do lavabo à frente”, explica a equipe.

Assinado pela arquiteta Cristina Barbara, este apartamento de 60 m² em São Paulo foi idealizado para um homem solteiro e seu cachorro. Aqui, o home office surgiu no corredor entre a área social e íntima. “É um apartamento pequeno, charmoso e com muito design. Tem uma integração perfeita entre os ambientes”, analisa a profissional.

O pequeno espaço, que é um recuo na parede, seria ideal para um armário embutido, mas a ideia foi bem original e aproveitou a área para fazer um home office. No projeto do home office, o lugar foi planejado com prateleiras que aproveitam o espaço vertical para armazenar itens, e a prateleira mais baixa funciona como mesa para o computador.

O espaço planejado conta com pequena mesa e prateleiras

Como ideia para incluir o home office em outros cômodos da casa, a proposta aqui é de aproveitar um cantinho da sala para fazer esse espaço de trabalho, como é o caso deste projeto. Na proposta, a sala tem painel de TV planejado e a continuação da parede da TV traz um recuo, que foi usado como um cantinho para montar o escritório na sala. No espaço do home office na sala, o espaço tem móveis planejados aproveitando cada cantinho com uma escrivaninha e prateleiras na parede, que se integram ao painel da TV, e assim criam uma ideia de continuidade e harmonia entre os ambientes que dividem o mesmo espaço.

Para quem mora em apartamento e tem pouco espaço, uma solução perfeita é usar a sacada como espaço para montar o home office. Com essa ideia, o projeto aqui traz uma sacada envidraçada, o que evita mantém o escritório seguro nos dias de chuva. Assim, o ambiente foi planejado com uma escrivaninha funcional e que ainda traz um toque de design que combina com o ambiente da sacada, que é o painel com madeiras ripadas e prateleiras, que podem ser usadas com livros ou até mesmo com vasinhos de plantas, dando um toque de verde ao espaço da sacada.

A sacada traz um cantinho com mesa planejada e poltronas que deixam o ambiente aconchegante

Para a decoração de home office moderno, a cartela de cores e o estilo podem ser decisivos para passar o ar contemporâneo, e este projeto foi capaz de transmitir exatamente a ideia atual em um home office funcional. No projeto, os móveis são planejados em uma combinação de cinza e amarelo, cores bem modernas e que ficam harmoniosas entre si.

No home office pequeno, é preciso encontrar formas de aproveitar o espaço. Para isso, escolha móveis compactos e organize-os em uma disposição funcional. Pense no dia-a-dia de trabalho e na forma como essa mobília contribui com as atividades. A bancada onde fica o computador, por exemplo, precisa ter uma altura confortável, bem como a cadeira.

Você é o tipo de profissional que sempre precisa fazer anotações? Então pinte uma parede do home office com tinta lousa. Isso mesmo! A superfície vai se transformar em um verdadeiro quadro-negro para anotar recados e compromissos.

A parede que fica logo atrás da bancada de trabalho merece uma atenção especial na decoração, afinal, o morador faz contato visual com ela o tempo todo. Além da tradicional pintura com tinta, existe a possibilidade de aplicar um papel de parede bem bonito. Só tome cuidado para não escolher uma estampa enjoativa.

As folhas de jornal podem ser usadas para fazer o acabamento da parede do home office. O resultado é uma composição charmosa, urbana e que tem tudo a ver com o contexto profissional.

O visual deste dormitório concebido pela arquiteta Andrea Pontes, de São Paulo, foi trabalhado com o objetivo de turbinar a motivação para estudar de seu morador adolescente. A parede com efeito de lousa exibe uma frase inspiradora escrita à mão com tinta acrílica (Na Lousa, R$ 850). Destaque para o uso da marcenaria e os detalhes em amarelo, que remetem à energia (MDF com laminado alto brilho no padrão Citrino, da Duratex).

Um cantinho da sala de estar virou home office neste apartamento em São Caetano do Sul, SP. “A sacada foi criar um aparador para ocultar as costas do sofá, e usá-lo como base para a escrivaninha, formada por um tampo de vidro e um cavalete”, detalha a arquiteta Carol Vilela, autora do projeto.

Decoração com home office planejado, pra quem tem um cômodo inteiro para explorar.

Decoração com modelo de home office pequeno no quarto planejado

Modelo de cama beliche com escrivaninha embaixo para home office pequeno no quarto.

As mesas de canto são excelentes para o home office pequeno no quarto.

O cômodo estreitinho foi bem aproveitado com a marcenaria desenhada pela arquiteta Marcy Ricciardi, de São Bernardo do Campo, SP. Além da confortável bancada (2,10 x 0,50 x 0,75 m), há espaço para o morador, um empresário, guardar todo seu material em armários com portas espelhadas bronze. Tomando as duas paredes maiores com o mobiliário, Marcy conquistou uma excelente área central de circulação.

O antigo quarto de serviço agora cumpre a função de home office neste apê paulistano reformado pela designer de interiores Adriana Fontana. Fechar a porta que dava para a lavanderia e abri-la voltada para a sala foi o primeiro passo. Em seguida, a marcenaria definiu o uso do espaço. O mix de elementos amadeirados com itens de tonalidade azul-tiffany comparece no mobiliário e na cadeira de escritório

Quando o assunto é organização, não podemos deixar de lembrar dos nossos maiores aliados: prateleiras e nichos. Esses elementos são ideais para armazenar livros, souvenirs, caixas organizadoras e ainda decorar o home office com vasos, plantas e quadros.

Chame no Whatsapp!